Como preservar a fertilidade no tratamento de câncer?

Dr. Vicente Ghilardi • Oct 24, 2020

Todo paciente que vai fazer um tratamento de câncer e ainda está em idade reprodutiva deve ser alertado da possibilidade de perder a fertilidade e saber as opções disponíveis para preservá-la. Alguns tratamentos podem destruir óvulos e espermatozoides. O programa Bem Estar conversou sobre o assunto com o oncologista Fernando Maluf e a ginecologista Ana Lucia Beltrame.


Todo tratamento de câncer pode prejudicar a fertilidade da mulher. Depende da medicação, da dose que foi utilizada e da idade da mulher. Já no homem, a fertilidade não é tão afetada. Entretanto, ele também deve ser alertado da possível perda de fertilidade.


Quando engravidar?


Segundo o oncologista Fernando Maluf, o ideal seria engravidar depois de cinco anos do término do tratamento de câncer. Contudo, a decisão precisa ser discutida caso a caso. A indicação é esperar, no mínimo, um ano após o tratamento para evitar o risco de prematuridade.


Como preservar a fertilidade da mulher?


  • Congelamento de óvulos;
  • Congelamento dos embriões;
  • Congelamento do tecido ovariano (tratamento experimental).


A psicóloga Carla Alves Loto Crepaldi optou pelo congelamento de óvulos. Aos três anos de casamento, ela e o marido decidiram tentar engravidar, mas descobriram um câncer de mama. Uma médica amiga da família alertou que o tratamento do câncer poderia comprometer a fertilidade. Então, antes de iniciar a quimioterapia, Carla fez um procedimento de preservação dos óvulos.


“A gente não teve dúvidas [na hora de congelar os óvulos]”, conta a psicóloga. A coleta foi feita em São Paulo e o tratamento durou de 12 a 15 dias. Com os óvulos garantidos, Carla começou o tratar o câncer – quimioterapia, retirada de mama e radioterapia.


A doença está controlada, mas o casal ainda precisa esperar o fim do tratamento para tentar a gravidez – por via natural ou, se precisar, utilizando os óvulos congelados.


Como preservar a fertilidade do homem?


A forma mais comum é através do congelamento do sêmen coletado por masturbação, antes da quimioterapia ou radioterapia.


O que achou desse conteúdo? Acesse minha central educativa para mais assuntos como este!


By Vicente Ghilardi 04 Apr, 2024
Congelamento de Óvulos: a única possibilidade da mulher preservar sua fertilidade, e poder escolher o momento certo para realizar o sonho da maternidade, com boas chances de sucesso
By Vicente Ghilardi 05 Dec, 2023
É possível um homem com vasectomia ter filhos novamente, sem reverter a cirurgia.
By Vicente Ghilardi 21 Nov, 2023
A Relação entre Imunologia e Infertilidade: Compreendendo os Desafios e Possibilidades
By Dr. Vicente Ghilardi 27 Oct, 2023
Evidências científicas conseguem responder essa pergunta
By Dr. Vicente Ghilardi 11 Oct, 2023
Outubro Rosa: Movimento internacional para conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E quais as alternativas para a preservação da fertilidade, nestes casos?
By Dr. Vicente Ghilardi 11 Oct, 2023
No Brasil, como seria os aspectos legais da produção independente? Está na constituição?
By Vicente Ghilardi 28 Sep, 2023
RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE, ESTRUTURA DA CLÍNICA, LABORATÓRIO DE EMBRIOLOGIA, EMBRIOLOGISTAS, TAXAS DE SUCESSO: PONTOS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE DA CLÍNICA QUE VOCÊ FARÁ SUA FERTILIZAÇÃO IN VITRO OU SEU CONGELAMENTO DE ÓVULOS
dia da saúde
By Dr. Vicente Ghilardi 07 Apr, 2022
O Dia Mundial da Saúde, celebrado neste 7 de abril, e um alerta para o momento de pandemia que vivenciamos.
doação de sêmen
By Dr. Vicente Ghilardi 05 Aug, 2021
A doação de sêmen é muito importante para a realização do sonho de casais diagnosticados com infertilidade ou casais homoafetivos de terem um filho.⠀
endometriose
By Dr. Vicente Ghilardi 09 Mar, 2021
O diagnóstico da endometriose leva, em média, 7 anos para ser confirmado após a presença dos primeiros sintomas.
More Posts
Share by: