Doar Óvulos - Um ato de Amor

Os comportamentos adotados muitos anos antes de querer ter um bebê, podem impactar na capacidade futura de engravidar. É fato biológico que existe uma diminuição da fertilidade feminina com o avançar da idade. Como, hoje em dia, muitas mulheres postergam a maternidade, pela profissão, estabilidade financeira e outras situações, existe uma expectativa irreal de que a ciência médica possa desfazer os efeitos do envelhecimento. A falta da informação acerca do tema: idade da mulher versus chances de engravidar vem criando falsas esperanças.


Alguns fatores que podem contribuir para isso são:

• A mulher de mais idade hoje aparenta ser muito mais jovem. Todo mundo fala que você esta ótima para a sua idade;

• A tecnologia e a ciência são capazes de resolver todos os problemas da fertilidade, independente da idade da mulher;

• Você acha que pode engravidar quando quiser, já que vem de uma família fértil e seus avós tiveram um filho após os 40 anos;

• Usou pílula por muitos anos e por isso acredita que sua reserva de óvulos continua muito grande;

• Você teve um aborto há dois anos quando tinha 40 anos. Por isso tem certeza que pode engravidar novamente quando quiser;

• Você conhece várias pessoas que tiveram filhos após os 38 anos de idade. Então, acha que também vai conseguir engravidar nessa idade.

As coisas não são bem assim, cada mulher responde de uma maneira diferente. Há mulheres que entraram na menopausa com 27 anos e mulheres com ótima resposta de produção de óvulos aos 43 anos. Homens e mulheres podem passar por problemas na vida que afetam a saúde reprodutiva e, muitas vezes, os impedem de usufruir desses direitos. Cabe à ciência tentar proporcionar para essas pessoas o que o destino pode estar impedindo.


Atualmente, a única maneira de preservar a fertilidade da mulher é com o congelamento de óvulos. Se você tem mais de 30 anos sem perspectivas de um casamento em breve, preserve sua fertilidade, congelando seus óvulos e evite dificuldades de engravidar no futuro. Quem está pensando em doar óvulos, como um ato de amor ao próximo, um sentimento de extrema generosidade, agora existe essa possibilidade, congelando parte desses óvulos para você utilizá-los no futuro quando pensar em engravidar e encontrar dificuldades. Lembre-se que doar óvulos não diminuir a sua reserva.


Veja como ocorre a diminuição da reserva de óvulos ao longo da vida:

- Quando nasce: cerca de 2 milhões de óvulos imaturos

- Na Puberdade (primeira menstruação : 400 mil óvulos

- Durante a vida reprodutiva da mulher: todo mês, perde aproximadamente 1000 óvulos para, ocorrer a ovulação de apenas 1 óvulo.

- Por volta dos 30 anos de idade: restam cerca de 70000 óvulos nos ovários.

- Aos 37 anos de idade: a mulher tem apenas cerca de 25000 óvulos.

Não é só a quantidade dos óvulos que diminui, a qualidade deles também. Hoje, a expectativa de vida do ser humano é maior, graças a evolução da medicina e da ciência. A mulher moderna muitas vezes posterga a maternidade em busca de realização profissional, estabilidade econômica e independência, por isso, esse é o momento de pensar em aumentar a longevidade reprodutiva delas. O congelamento de óvulos é a única alternativa eficaz para isso.


Congelamento de óvulos

Atualmente, o congelamento de óvulos tem maior chance de sucesso quando realizado com óvulos maduros, portanto, é necessário que a paciente se submeta a um processo idêntico ao da Fertilização in Vitro.

- Os ovários são estimulados com medicamentos para ovulação

- São feitos exames de ultrassom para acompanhamento do crescimento dos folículos.

- Os óvulos são captados através de punção vaginal guiada por ultrassom, sob sedação profunda e de ação curta, aproximadamente 10-15 minutos.

- O material coletado no laboratório é analisado: contagem e classificação dos óvulos.

- Inicia o processo de criopreservação: técnica de vitrificação.

A procura por congelamento de óvulos vem aumentando, tronando-se uma realidade cada vez mais comum. É importante divulgar que os melhores resultados são obtidos em mulheres cada vez mais jovens, por isso, a informação e conscientização sobre a perda do potencial reprodutivo com o passar dos anos, são tão importantes.


Congelar óvulos é fácil, seguro e envolve poucos riscos. Com a técnica de vitrificação, os resultados mostram que as chances de gravidez são similares quando comparadas com tratamentos de FIV utilizando óvulos frescos. Uma mulher de 30 anos, que tem 10 óvulos congelados, terá 50% de chance de gravidez se resolver engravidar aos 40 de idade.

Share by: