Sistema Reprodutivo Masculino

É a hipófise, uma glândula localizada na cabeça do homem, que produz os hormônios FSH (Hormônio Folículo-Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante), eles agem nos testículos, estimulando o desenvolvimento e a maturação das células que vão se tornar espermatozoides. As células precursoras dos espermatozoides são produzidas nos testículos e ao contrário das células presentes nos ovários femininos, sua produção continua durante toda a vida e não diminui com o avanço da idade. O LH também estimula células localizadas nos testículos a produzirem testosterona, que é o hormônio responsável pelas características sexuais masculinas e manutenção da ereção.

Os espermatozoides se formam nos testículos e caminham até os epidídimos (órgãos onde ficam armazenados) localizados próximo de cada testículo. Lá, eles amadurecem por 15 dias e, então, caminham dos canais deferentes até a vesícula seminal e próstata onde se unem ao líquido seminal para entrarem na uretra, culminando na ejaculação.


Os espermatozoides levam aproximadamente três meses para amadurecer. Após a ejaculação no interior da vagina, eles nadam até as trompas para encontrar o óvulo e processar a fecundação. Isso ocorre graças às caudas, que têm a função de dar mobilidade aos espermatozoides. Eles vivem no corpo da mulher durante três dias, o que possibilita a fertilização não somente no dia da ovulação.



A capacidade dos espermatozoides de fertilizar um óvulo depende de suas características como: volume de sêmen, quantidade e qualidade. Estes parâmetros são avaliados através de uma análise seminal (espermograma).

Agende via WhatsApp

Conheça os

Nossos Tratamentos

CONHEÇA TODOS OS TRATAMENTOS
Share by: